Oftalmologista para catarata congênita em Maringá

Como médica oftalmologista para catarata congênita em Maringá, a Dra. Amanda Morais oferece atendimento completo com consultas, diagnósticos e tratamentos, com uma abordagem humanizada focada no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes.

Agendar consulta
Oftalmologista para catarata congênita em Maringá

Médica oftalmo para catarata congênita em Maringá que oferece atendimento humanizado e acolhedor


A médica oftalmo para catarata congênita em Maringá que oferece atendimento humanizado e acolhedor é a Dra. Amanda Morais, oftalmologista experiente no cuidado com a visão dos pequenos. Formada em Medicina pelo Instituto de Ciências da Saúde- Montes Claros-MG e com especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo Infantil e Adulto pelo Hospital de Olhos de Curitiba-PR., a médica possui grande expertise profissional.  Para oferecer tratamento médicos ainda mais eficazes e inovadores a seus pacientes, a médica está realizando Mestrado pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, em Retinopatia da Prematuridade.

Agendar consulta

O que é catarata congênita?

A catarata congênita é uma alteração no cristalino do olho que ocorre durante a gravidez e, portanto, está presente no bebê desde o nascimento. O principal sinal da catarata congênita é o aparecimento de películas brancas dentro dos olhos do bebê, que podem ser notadas nos primeiros dias ou meses após o nascimento do bebê.

Quais os sintomas de catarata congênita?

O principal sintoma da catarata congênita é a presença de uma película esbranquiçada dentro do olho, criando a sensação de uma "pupila opaca". A catarata congênita está presente desde o nascimento, mas em alguns casos pode levar vários meses para ser identificada. Em alguns casos a película pode ir se desenvolvendo e piorando ao longo do tempo.

O que causa catarata congênita?

A maioria das cataratas congênitas não têm causa específica e são classificadas como idiopáticas, mas em alguns casos as cataratas congênitas podem ser resultado de distúrbios metabólicos durante a gravidez, infecção materna por toxoplasmose, rubéola, herpes e citomegalovírus, crânio deformado do desenvolvimento do bebê, além de fatores genéticos.

Como diagnosticar a catarata congênita?

Para diagnosticar e catarata congênita é preciso de avaliação médica precoce. A catarata congênita pode ser suspeitada já no teste do olhinho que é feito ainda na maternidade. O bebê deve ser avaliado também em consultas oftalmológicas de rotina para que o diagnóstico seja confirmado e o tratamento adequado seja iniciado. Idealmente a primeira consulta oftalmológica deve ser feita nos primeiros 06 meses de vida.

Qual o tratamento para catarata congênita?

O tratamento da catarata congênita depende da gravidade da doença, do nível de visão e da idade do bebê, mas geralmente a cirurgia de catarata congênita para substituição do cristalino deve ser feita entre 6 semanas e 3 meses de idade. No entanto, esse tempo pode variar dependendo do médico e do histórico médico da criança.

Médica oftalmologista para catarata congênita em Maringá

A Dra. Amanda Morais é a médica oftalmologista para catarata congênita em Maringá comprometida com a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições e patologias oculares que acometem a saúde das crianças. Atendimento humanizado e sensível para tratar dos casos mais simples aos mais complexos.

Agendar consulta
Médica oftalmologista para catarata congênita em Maringá